POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS

FUTURUM CAPITAL GESTÃO DE ATIVOS LTDA.

1. A FUTURUM CAPITAL GESTÃO DE ATIVOS LTDA., sociedade limitada brasileira com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Rua Girassol, nº 1033, sala 10, Vila Madalena, CEP 05433-002, inscrita no CNPJ/ME sob o nº 48.818.002/0001-19 (“Futurum” ou “Sociedade”) está comprometida com a proteção dos dados pessoais de seus clientes, funcionários, parceiros e terceiros. Esta política estabelece como gerenciamos, protegemos e processamos dados pessoais de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD – Lei nº 13.709/2018).

2. Coleta de Dados Pessoais. Coletamos dados pessoais de clientes e prestadores de serviços apenas para finalidades legítimas e específicas, conforme necessário para a prestação de nossos serviços; quando necessários para cumprimento de obrigações legais e regulatórias; quando os dados forem necessários para o exercício regular dos direitos em processos judiciais, administrativos ou arbitrais e/ou mediante consentimento expresso do titular.
Durante a navegação em nosso website podemos coletar dados pessoais indiretamente por meio de cookies e outras tecnologias similares, sendo algumas estritamente necessárias ao funcionamento do website. Os dados coletados desse modo podem envolver informações a respeito do dispositivo, registros de acesso a aplicação de internet (como IP, data e hora) e duração do acesso em atendimento ao Marco Civil da Internet. Adicionalmente, dados pessoais também podem ser fornecidos diretamente pelo titular por e-mail, pessoalmente ou por telefone para fins de execução contratual, cumprimento de obrigação legal e/ou exercício de direitos, devendo ser compartilhados somente os dados estritamente necessários, adequados e compatíveis com a finalidade.

3. Dados Coletados. Os dados pessoais coletados incluem, mas não se limitam a: nome, endereço, CPF, informações financeiras e dados de contato.

4. Armazenamento. O processamento de dados é realizado de acordo com os princípios da LGPD, garantindo transparência, finalidade e segurança. Os dados são armazenados de forma segura em servidores em nuvem protegidos por mecanismos de segurança cibernética, incluindo firewalls, criptografia, antivírus e sistemas de detecção de intrusão para proteger nossos sistemas e dados contra acessos não autorizados e ataques cibernéticos. As empresas contratadas para o serviço de servidores em nuvem realizam backups regulares dos dados de acordo com as suas respectivas políticas.

5. Processamento. O processamento de dados é realizado de acordo com os princípios da LGPD, garantindo transparência, finalidade e segurança. O processamento é conduzido por funcionários autorizados e diretamente relacionados à atividade a que se destina o uso do dado, seguindo procedimentos padronizados. Monitoramos regularmente o acesso e o uso dos dados para detectar e prevenir violações.

6. Compartilhamento de Dados. Compartilhamos dados pessoais com terceiros apenas quando necessário para a prestação de serviços, cumprimento de obrigações legais ou com o consentimento do titular dos dados. Os dados pessoais poderão ser tratados junto a pessoas jurídicas de direito público e privado, nacionais e internacionais, no exercício da atividade de administração profissional de carteiras de valores mobiliários, bem como para atendimento de obrigação legal ou regulatória e/ou exercício de direitos.

Informamos que a Futurum em nenhuma hipótese comercializa dados pessoais.

7. Retenção de Dados. Mantemos os dados pessoais pelo tempo necessário para cumprir as finalidades para as quais foram coletados, ou conforme exigido por leis e regulamentos aplicáveis. Períodos de retenção específicos são definidos com base na natureza dos dados e nos requisitos legais.

8. Exclusão de Dados. Quando os dados não são mais necessários, implementamos procedimentos seguros para a exclusão desses dados. Utilizamos métodos de exclusão, como a destruição física de documentos e a exclusão segura de dados digitais, garantindo que os dados não possam ser recuperados.

9. Direitos dos Titulares. Os titulares dos dados têm, com relação aos seus dados pessoais, nos termos da LGPD, os seguintes direitos:

  • Confirmação da existência do tratamento;
  • Acesso aos dados;
  • Correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
  • Anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a LGPD;
  • Portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa, de acordo com a regulamentação da autoridade nacional, observados os segredos comercial e industrial;
  • Eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do titular, exceto nas hipóteses de cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador e estudo por órgão de pesquisa, transferência a terceiro, desde que respeitados os requisitos de tratamento de dados dispostos na Lei Geral de Proteção de Dados ou uso exclusivo do controlador, vedado seu acesso por terceiro, e desde que anonimizados os dados;
  • Informação das entidades públicas e privadas com as quais o controlador realizou uso compartilhado de dados;
  • Informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa; e
  • Revogação do consentimento, por procedimento gratuito e facilitado, ratificados os tratamentos realizados sob o amparo do consentimento anteriormente manifestado.

A Futurum utiliza medidas técnicas e administrativas aptas a proteger suas informações e seus dados pessoais. Caso tenha qualquer solicitação relacionada aos seus dados pessoais, solicitamos enviar mensagem para compliance@futurum.capital

10. Links de terceiros. O Website da Futurum contém links para outros websites. A Futurum não é responsável pelas práticas de privacidade ou pelo conteúdo de tais websites. Se você seguir um link para qualquer desses sites de terceiros, eles terão seus próprios avisos de privacidade e você precisará verificar esses avisos antes de enviar quaisquer dados pessoais a esses sites de terceiros.

11. Resposta a Incidentes. A Sociedade utiliza firewalls e outros mecanismos de monitoramento para identificar atividades suspeitas, além de realizar a revisão regular dos logs de sistemas, redes e aplicativos para detectar anomalias e sinais de possíveis incidentes de segurança. Os funcionários são orientados a comunicar ao Diretor de Compliance qualquer atividade suspeita ou incidente de segurança. Em caso de incidente de segurança, os seguintes procedimentos serão observados, com a finalidade de identificar, conter, erradicar incidentes e recuperar dados forma eficaz, para minimizar os impactos.

a)       Contenção do incidente, por meio da desconexão dos sistemas comprometidos para evitar a propagação do incidente e bloqueio de acessos de usuários comprometidos para impedir acessos não autorizados adicionais;

b)       Realização de backups de dados críticos antes de implementar mudanças para contenção;

c)       Aplicação de patches de segurança em sistemas vulneráveis identificados durante a análise inicial;

d)       Identificação da causa raiz, a partir de uma investigação detalhada, incluindo vetores de ataque e vulnerabilidades exploradas;

e)       Remoção de ameaças por meio de ferramentas de segurança para remover malware ou código malicioso identificado;

f)         Correção de vulnerabilidades;

g)       Restauração de dados e sistemas a partir de backups seguros; e

h)       Realização de teste de integridade dos sistemas restaurados para garantir que estejam livres de comprometimentos adicionais;

i)       Notificação às autoridades reguladoras e clientes afetados conforme exigido pela legislação, incluindo a LGPD.

12. Atualizações. A Futurum poderá modificar esta Política de Privacidade de tempos em tempos.

13. A Futurum se compromete a proteger os dados pessoais de seus clientes, funcionários e parceiros, em conformidade com a LGPD. Nossas políticas e procedimentos garantem a segurança, integridade e confidencialidade dos dados, proporcionando tranquilidade e confiança aos nossos stakeholders. Em caso de dúvidas ou necessidade de mais informações, entre em contato com nosso Diretor de Compliance.

 

Atualizado pela última vez em 19 de junho de 2024.